terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Vale a pena trocar internet de casa por 3G??


É fato que o 3G é uma mão na roda pra quem precisa de internet em vários locais. Mas e as pessoas que já têm internet em casa? Será que vale a pena trocar pelo 3G...
É bem verdade que a internet no Brasil para pessoa física, com nossos ADSL da vida, vai mal das pernas. Mas ainda é preciso cautela na hora de trocar seu plano de casa por um plano 3G. Eu pessoalmente, apesar de ser um satisfeito usuário do 3G, não faria pelos seguintes motivos.
Primeiro, na grande maioria dos locais essa ainda não é uma tecnologia consolidada, de certa forma nós fazemos parte do teste das operadoras. Existem locais ainda não cobertos, e sempre há “buracos a tapar” na cobertura (pontos cegos alguns diriam). Ainda associado a esse fato há a questão da instabilidade, vez por outra é preciso trocar pro EDGE pra conseguir conexão, porquê só Deus sabe.

Existe também a questão da limitação de banda por parte das operadoras, não nos deixemos impressionar pelos alardeados Kbps, ou Mpbs de banda prometidos, a maioria, só garante em contrato 10% do que promete em propaganda, impossibilitando reclamação posterior. E não bastasse, ainda quando não é imposto limite de download mensal (muitas vezes insuficientes), o limite máximo de velocidade é diminuído a partir de uma certa quantidade de download acumulada.

E o último e principal motivo, é que na imensa maioria dos planos 3G vendidos existe a fidelização (que muitas vezes só é descoberta na hora da decisão do cancelamento). Isto porque o modem é subsidiado pela prestadora. Existe a opção, pra quem possui aparelho com a tecnologia 3G, de contratar o plano separadamente e usar o celular como modem, ou mesmo acessar internet do próprio aparelho, mas ai é assunto pra outro post.

Não desanimemos, o 3G ainda é uma bela ferramenta para ser usada como internet secundária. E nunca, nunca.. assine o contrato sem ler.

Nenhum comentário: